Embaixador da Austrália visita Cruz Vermelha em MG, instituição recebe auxílio contra a Dengue

Timothy Kane conheceu os projetos da instituição na área de voluntariado

Com a visita do embaixador da Austrália no Brasil, Timothy Kane, à sede da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais (CVB-MG) na noite desta segunda-feira (6), o estado passa a contar com o auxílio oficial desse país às ações humanitárias de combate à Dengue e ao mosquito Aedes Aegypti.


O diplomata encontrou a diretoria estadual da organização para oficializar o apoio da embaixada às atividades que a filial Minas Gerais desenvolve dentro do projeto da Cruz Vermelha Brasileira – Órgão Central e da empresa de inseticidas SBP para prevenção da contaminação pelo mosquito em municípios como Brumadinho e Rio Doce.

Durante o encontro, o embaixador lembrou que já atuou junto à Cruz Vermelha em países como  Quênia, Colômbia, México, Espanha e que sempre  prezou pelo caráter profissional do trabalho da instituição: “Aqui em Minas Gerais é muito importante para nós fazer algo para ajudar as pessoas mais impactadas pela tragédia (de Brumadinho) e também temos muito interesse em verificar a situação frente à Dengue, Zika, Chikungunya. Para nós, é uma combinação de coisas”, disse.

Barracas entregues pelo governo australiano serão utilizadas nas ações em municípios como Brumadinho e Rio Doce


A filial Minas Gerais foi contemplada com o Direct Aid Program (DAP), programa de ajuda direta da embaixada australiana que garantiu à instituição duas barracas de campo para as ações de cadastro das famílias atingidas pelo Aedes Aegypti, distribuição de material de prevenção, ações educativas e de saúde. “O DAP para nós é muito importante, ajuda-nos a fazer a diferença em países como o Brasil, podemos fazer impacto real  e melhorar as vidas das pessoas”, afirmou o australiano.

Aproximação com a Cruz Vermelha em Minas Gerais aconteceu após a tragédia do rompimento da barragem da Vale em janeiro


Minas Gerais e a capital mineira têm se mobilizado, no último período, diante do crescimento dos casos de Dengue em diversas regiões. Em apenas sete dias, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais 1.484 casos da doença, média de 212 por dia. A cidade está entre os municípios de Minas considerados em situação epidêmica, onde a incidência é maior que 300 diagnósticos por 100 mil pessoas.


A campanha da Cruz Vermelha contra o mosquito é a principal atividade da organização no estado após a mobilização humanitária para o regaste a apoio às vítimas da tragédia de Brumadinho. O projeto deverá ser realizado, em diversas etapas, até o próximo mês de junho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *