Sobre a Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha é um símbolo conhecido em todo o mundo, em épocas de guerra ou de paz. Seus representantes e voluntários estão por todas as partes.

É o maior e mais antigo movimento internacional humanitário do planeta. Seu objetivo de prevenir e atenuar os sofrimentos humanos, onde quer que eles estejam, de acordo com seus sete princípios fundamentais:

A Cruz Vermelha não é ligada a nenhuma religião ou crença de nenhuma natureza.

A Cruz Vermelha não é ligada a nenhum interesse político, ideologia ou partido.

A Cruz Vermelha não é ligada a nenhum interesse financeiro ou particular.

Ela está presente em quase 200 países e tem mais de 150 anos de história. Em alguns lugares, também é reconhecida com os símbolos do Crescente Vermelho e do Cristal Vermelho. Cerca de 100 milhões de pessoas colaboram com a Cruz Vermelha, em todos os cinco continentes.

Seu trabalho alcança as vítimas de conflitos armados, desastres naturais, acidentes de todos os tipos, pessoas que precisam de assistência por motivo de pobreza extrema, condições climáticas, vulnerabilidade social, más condições de saúde, doenças, privação de direitos e outros tipos de ameaças, considerando a realidade local de cada comunidade.

QUEM É QUEM NO MOVIMENTO INTERNACIONAL DA CRUZ VERMELHA

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) é o guardião das Convenções de Genebra, do Direito Internacional Humanitário e atua nas guerras e conflitos armados de todo o mundo. Sua missão é proteger as vítimas dos combates, a população civil, os refugiados em terra e no mar,  garantindo direitos de forma humana e imparcial. Em tempos de paz, mobiliza sua rede humanitária para o atendimento a desastres naturais e outros eventos de grande vulnerabilidade para as comunidades.

www.cicv.org.br

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho reúne todas as sociedades nacionais do movimento, em uma rede humanitária de quase 200 países. Atua antes, durante e depois dos desastres, emergências de saúde, situações de grande risco social, promovendo a dignidade humana sem distinção de raça, credo, gênero, orientação política, condição econômica ou outro tipo de variável. A Federação também presta apoio e capacitação frequente às Sociedades Nacionais, permitindo uma voz global de resposta ágil às necessidades das populações vulneráveis.

www.ifrc.org

LOGO-CVB-1

As Sociedades Nacionais são as representações da Cruz Vermelha em cada país e atuam como auxiliares dos poderes públicos, de forma a identificar e combater os sofrimentos humanos de forma independente, neutra e imparcial. Elas recrutam voluntários,organizam campanhas de doações, promovem os princípios fundamentais da da instituição, atuam nas áreas da Saúde, Assistência, de acordo com a sua realidade local, fortalecendo a presença do emblema e dos princípios da Cruz Vermelha.  Atualmente existem mais de 190 Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha, entre elas a Cruz Vermelha Brasileira (CVB), presente no país desde 1908. A CVB reúne filiais estaduais e municipais, alcançando todas as regiões do território nacional e é reconhecida pelo governo brasileiro como parte  representante do movimento internacional da Cruz Vermelha.

www.cruzvermelha.org.br