Projeto Alternativa

O Projeto Alternativa tem como objetivo a qualificação e geração de renda para indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou desemprego. A Cruz Vermelha promove a capacitação profissional dos participantes com conhecimentos específicos nas áreas do artesanato e da reciclagem, além de realizar a escuta e acolhida dessa parcela da população e o encaminhamento, se necessário, a outras entidades da rede socioassistencial de Belo Horizonte e região metropolitana.

 

Durante as aulas do Projeto Alternativa, são trabalhadas técnicas de desenho, colagem, bijuteria, utilização de materiais descartáveis, criação de peças em diversos formatos e suportes. Os materiais utilizados são caixas em MDF, tintas, cabides, panos para pintura, sabonetes, garrafas e outros, compatíveis com as atividades propostas.

O curso é ministrado por profissional da área das artes e acompanhado pelos departamentos de Assistência Social e Psicologia da Cruz Vermelha. São realizados três encontros por mês, sempre às sextas-feiras. A instituição oferece lanche para todos os participantes. Ao final, é emitido certificado de conclusão e capacitação. As vagas são abertas a indivíduos encaminhados pela rede socioassistencial e também ao público em geral.

 

Para participar, é necessário realizar a inscrição na sede da CVB-MG, na Alameda Ezequiel Dias 427, região central de Belo Horizonte. Os cadastros serão analisados, de acordo com a vulnerabilidade social e fragilidade socioeconômica. Em seguida, os selecionados serão chamados para iniciar as atividades.