Grupo Aconchego

O Grupo Aconchego de Convivência na Terceira Idade é aberto à população idosa de Belo Horizonte e realiza encontros semanais promovendo a amizade, a autoestima, a saúde e o desenvolvimento de todos e todas. O projeto é voltado a idosos em situação de vulnerabilidade risco social, abandono, com o objetivo de evitar o rompimento de vínculos e promover a cidadania dessa parcela da população, a partir da perspectiva do envelhecimento saudável.

 

O grupo se reúne na sede da CVB-MG com atividades de integração, produção de arte, educação física, culinária, estimulação cognitiva, dança, inclusão digital, cidadania, nutrição, saúde preventiva, cultura e promoção dos direitos da população idosa.

 

Todo o trabalho é oferecido gratuitamente e acompanhado por uma equipe das áreas da pedagogia, psicologia e assistência social da Cruz Vermelha, contando também com a ação de voluntários e parcerias com a rede socioassistencial de Belo Horizonte.

O Aconchego vem se fortalecendo enquanto projeto de referência para a população da terceira idade na capital mineira. Em reconhecimento ao fato de que o processo de envelhecimento diz respeito não somente ao idoso e sua família, como também, à sociedade em geral, o grupo apresenta-se como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

 

O objetivo é transformar o período de envelhecimento em um momento prazeroso e alegre, com palestras, encontros, jogos, músicas, poemas, trocas, experiências diversas que contemplem o universo do idoso, estimulando o seu protagonismo, atendendo às suas necessidades psicológicas sociais e de saúde.

 

Dessa forma, a Cruz Vermelha espera diminuir o isolamento social da população idosa contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia, relações familiares e do convívio comunitário.

COMO PARTICIPAR?

 

Para se inscrever é necessário ter idade igual ou superior a 65 anos e realizar a inscrição pessoalmente na sede da Cruz Vermelha, na Alameda Ezequiel Dias, 427, Santa Efigênia, Belo Horizonte. Os cadastros serão avaliados pelo departamento de assistência social e as pessoas selecionadas serão chamadas a participar das atividades.

Foto 3